Introdução a Planos

Planos são um modo simples de acrescentar superfícies grandes, planas ao mundo. Planos são úteis para coisas como chão, mar, céu, nuvens e assim por diante. Quase todo jogo 3D usará planos de um modo ou de outro.

 Criando Planos 

Como você cria um plano? - Fácil, é só usar a instrução CreatePlane:

   
    ;cria um simples plano.
    plane=CreatePlane()


 

 Manipulando planos 

Por padrão, um plano é posicionado nas coordenadas 0,0,0 e virado para cima. Porém, você pode querer o plano virado para uma direção diferente, ou ser movido para cima ou para baixo. Para fazer isto, você pode usar os comandos padrões para manipular entidades.

Por exemplo, você poderia querer usar um plano para um efeito de camada de nuvens. Neste caso, apenas gire e posicione o plano como necessário:

   
    ;cria o plano de nuvens
    clouds=CreatePlane()

    ;gira o plano para deixá-lo virado para baixo
    RotateEntity clouds,0,0,180

    ;e o posiciona acima, no céu
    PositionEntity clouds,0,100,0


 

Agora nós temos um plano que vai representar o céu, como nós podemos fazer isto parecer realístico?

A resposta fácil seria: aplique uma textura! Como você verá mais tarde nestes tutoriais - Blitz3D tem TODAS as respostas.

Se você dá uma olhada cuidadosa na maioria dos jogos top de linha você notará que a maioria das cenas de céu contêm mais de uma camada. Normalmente isto consiste em 2 - às vezes até mesmo 3 planos. O plano mais do topo contém objetos estáticos como o Sol, enquanto o plano seguinte tem uma camada de nuvem. Isto pode ser alcançado usando a instrução EntityAlpha (para fazer o plano ligeiramente transparente) -em conjunção com uma textura animada que se move lentamente. (E SIM, o B3D pode fazer este efeito com facilidade!)

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